22 Fevereiro

2019

Como organizar a rotina de estudos em cursos à distância

O EAD ganhou muita popularidade no Brasil, especialmente, por causa das vantagens e benefícios dessa modalidade de ensino. O ensino à distância é mais acessível financeiramente do que os cursos presenciais e o estudante tem liberdade de escolher os melhores horários para fazer as tarefas e assistir às aulas. Essa flexibilidade é o que faz muitas pessoas escolherem esta forma de estudo, seja porque trabalham durante o dia ou porque não têm a possibilidade de se deslocar a um polo presencial de ensino, por exemplo.

Apesar de toda essa comodidade, os cursos à distância não são fáceis. O rigor das matérias é o mesmo e o estudante que não for organizado pode ter muitos problemas para concluir a graduação. Disciplina é outra palavra que deve estar presente no vocabulário dos estudantes que optarem por essa modalidade. Afinal, se você deixar as tarefas para última hora ou não acompanhar as aulas, com certeza ficará para trás.

Nesse caso, o grande desafio é desenvolver um método de estudos capaz de dar conta dessas particularidades. Em casa, a pessoa tem ainda mais estímulos adversos do que dentro da sala de aula, o que pode minar a concentração e a produtividade nos estudos.

Para se preparar para esse ritmo, a primeira coisa a se fazer é conseguir um ambiente adequado para estudar. Certifique-se de que você está em um local silencioso, com poucas distrações e no qual você consiga se concentrar ao máximo. Esse lugar vai depender de cada pessoa. Há aqueles que gostam de estudar no quarto, outros que preferem ter um cantinho só para os estudos.

Outra alternativa é procurar alguma biblioteca na cidade e que não seja muito longe. A criatividade é a sua aliada, já que você pode estudar em qualquer local com acesso à internet. Um grande aliado dos estudantes no EAD são os notebooks. Como são portáteis, podem ser levados para todo lugar e, ainda, contam com uma tela maior que o celular.

Faça um cronograma

Depois de escolher um local e o equipamento adequado para seus estudos, chegou a hora de se programar. É fundamental desenvolver um cronograma de disciplinas para cada dia da semana. Nele, você deve definir as aulas e exercícios que deseja realizar, além de estabelecer os horários de estudos ideais. Uma boa dica o é distribuir as disciplinas mais maçantes em dias diferentes, para evitar sobrecargas.

Nesse contexto, é importante se ater a quantidade de matérias que realmente é capaz de estudar. Não coloque mais matérias do que se é capaz de gerenciar. Isso só vai te prejudicar e você não vai atingir o seu melhor desempenho. Lembre-se: otimizar o seu dia e seus estudos é crucial para obter sucesso no ensino à distância, independentemente do curso escolhido.

Uma dica para escolher os assuntos estudados é ser bem específico. Ao invés de estudar português, por exemplo, foque em um subtema, como a interpretação de texto ou figuras de linguagem. Quanto mais específico você for, melhor será o desempenho.

Foque na execução de exercícios

Uma das melhores formas de estudar, segundo a ciência, é praticando! Portanto, sempre depois de terminar um conteúdo, faça exercícios para fixar aquela informação. Normalmente o seu curso já tem uma lista de atividades para ajudar os alunos a fixarem a matéria. Mas você pode ir além. Na internet é possível encontrar simulados sobre vários assuntos e disciplinas, além de videoaulas.

Se surgir dúvidas durante os exercícios, procure o ambiente virtual do curso para dialogar com os colegas ou pedir ajuda para os professores. A maioria das plataformas de EAD disponibiliza fóruns de discussão e também horários específicos de atendimento, no qual os tutores estão disponíveis para tirar dúvidas surgidas durante o processo de estudos.

Evite quaisquer distrações

Em algum momento vai bater aquela vontade de largar os estudos e assistir TV, responder umas mensagens no Whatsapp ou olhar o feed do Instagram ou Facebook. Mas tenha controle sobre esses momentos. Descansar é essencial, mas você deve definir tempos para o lazer. Nesse sentido, quando estiver compenetrado, busque deixar o celular no modo avião ou desligar as notificações.

Fonte: Divulgação



Voltar
-->